Temas de Métodos de Pesquisa

No Laboratório de Psicologia Ambiental partimos de duas pressuposições: (1) que não existe um método ou uma técnica únicos de pesquisa ideal nas ciências sociais, mas que todos têm suas vantagens e desvantagens, a depender do problema investigado; (2) que a compreensão de um determinado problema científico se beneficia da utilização de diferentes métodos e teorias. Adotamos, assim, sempre que possível, uma abordagem multimétodo que permite um processo de operações convergentes entre diferentes métodos.

Assim sendo, uma das linhas de pesquisa do Laboratório diz respeito a Métodos de Pesquisa (em Psicologia Ambiental): Reflexões teóricas sobre a natureza da psicologia ambiental e suas interfaces com áreas vizinhas. Diferentes métodos de pesquisa e sua aplicação aos estudos pessoa-ambiente. Estudos empíricos sobre as possibilidades e alternativas de método nas pesquisas sociais e ambientais. Enfatiza a análise da aplicação de métodos tradicionais e inovadores nos estudos das relações pessoa – ambiente.

As seguintes links levam a bibliografias de temas metodológicos que se mostraram relevantes nas pesquisas do Laboratório:

Deixe um comentário