Sobre o LPA

História

A designação Laboratório de Psicologia Ambiental foi usada pela primeira vez em 1990, no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, como endereço de uma pesquisa de avaliação das superquadras de Brasília. Materializou-se como espaço físico no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho em 1991. Deslocou-se para o subsolo do Instituto Central de Ciências (também conhecido como Minhocão) no primeiro semestre de 1993 e (re)emergiu, para seu atual espaço, no mezanino, em dezembro de 1995.

Métodos

A cidade de Brasília é o nosso principal campo de pesquisa. O objetivo dos estudos desenvolvidos é utilizar os referenciais da psicologia e da pesquisa em ciências sociais para compreender a interação do indivíduo com aspectos da vida urbana. Baseados nas vertentes do planejamento urbano racional estudamos a habitação, o transporte, o trabalho e o lazer, e ainda, o paisagismo de Brasília e do Distrito Federal. Ortogonal a estas áreas temáticas, realizam-se no Laboratório estudos sobre métodos e técnicas de pesquisa, especialmente sobre aspectos do levantamento de dados (survey).

No laboratório partimos de duas pressuposições: (1) que não existe um método ou uma técnica únicos de pesquisa ideal nas ciências sociais, mas que todos têm suas vantagens e desvantagens, a depender do problema investigado; (2) que a compreensão de um determinado problema científico se beneficia da utilização de diferentes métodos e teorias. Adotamos, assim, sempre que possível, uma abordagem multimétodo que possibilita um processo de operações convergentes entre diferentes métodos.

Possibilidades de Pós-Graduação

Interessad@s em realizar pós-graduação (mestrado e doutorado) em Psicologia Ambiental com professores do LPA devem entrar em contato conosco

Para verificar datas e exigências da seleção do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB visite esta página.

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre o LPA

  1. Katia Carvalho disse:

    Boa tarde,

    Meu nome e Katia Carvalho, estou finalizando o curso de Psicologia e estou querendo fazer Pós graduação em Psicologia Ambiental .
    sou PE, é só posso fazer á distancia.como posso fazer? gostaria de maiores informações.

    Atenciosamente,
    Katia Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s