TEPS: Interações Sociais na Literatura

  • Universidade de Brasília / Instituto de Psicologia / Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
  • Disciplina optativa em nível de graduação: Tópicos Especiais em Psicologia Social: Interações Sociais na Literatura
  • Código: 12.4893
  • Créditos: 04-00-04
  • Carga Horária: 60 horas/aula
  • Terças e Quintas-feiras, 16:00-18:00
  • Sala: AT-086/08

Observação

Após o primeiro encontro com os alunos e ao longo do semestre serão (a) acrescentadas outras referências; (b) atualizados os links para recursos externos; (c) modificado o cronograma das aulas em função de eventos externos não previstos; (d) feitas outras modificações para ajudar no desenvolvimento da disciplina. Recomenda-se, assim, visitas periódicas a este site da disciplina.

Solicitação

  • Programe-se para chegar no horário
  • Durante a aula, mantenha o celular DESLIGADO ou no modo silencioso.

Ementa

Conceitos da psicologia social. Psicologia social e perspectiva do ciclo de vida. Psicologia social, perspectiva do ciclo de vida e literatura. As relações entre conceitos da psicologia social, a perspectiva do ciclo de vida e textos clássicos e contemporâneos da literatura.

ObjetivoO aluno deverá ser capaz de definir alguns conceitos específicos da área da Psicologia Social. Definir conceitos chaves da Perspectiva do Ciclo de Vida. Demonstrar a integralização desses conceitos por meio da elaboração de um relatório de pesquisa.

Cronograma Resumido

  • Unidade 1: Conceitos da Psicologia Social
  • Unidade 2: Conceitos da Perspectiva do Ciclo de Vida
  • Unidade 3: Relações Sociais, Ciclo de Vida e Literatura: Infância e Adolescência
  • Unidade 4: Relações Sociais, Ciclo de Vida e Literatura: Adultice e Velhice
  • Para um cronograma mais detalhado, vide aqui

Referências Básicas

  • Baltes, (1997). On the incomplete architecture of human ontogeny: Selection, optimization and compensation as foundation of developmental theory. American Psychologist, 52, 366-380.
  • Günther, I de A. & Borges, L. (2013). Modelos teóricos que fundamentam os programas de educação para a aposentadoria. Manuscrito não publicado.
  • Lucas, F. (1970). O caráter social da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • Santos, M. (1979). Espaço e sociedade. Petrópolis: Vozes.
  • Torres, C. V. & Neiva, E. R. (Org.). (2011). Psicologia Social – Principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed.
  • Vulcanović, M. B.  & Grmusa, L. G. (Ed.). (2009). Space and time in language and literature. UK: Cambridge Scholars Publishing.
  • Fernando Sabino Televisão para dois.
  • Fernando Sabino Chaves da Vaguidão
  • João Ccabral de Melo Neto Fábua de um arquiteto
  • Luis Fernando Veríssimo Segurança
  • Luiz Ferando Veríssimo Lixo
  • Espaços Literários e suas expansoes
  • Maria Celia O espaço
  • Vinícius de Moraes A casa materna
  • Referências adicionais, vide aqui

Professora

Isolda de Araújo Günther
Horário de Atendimento: Quarta-feira: 16 às 18 horas. Tel. 3107-6919
isolda.gunther@gmail.com
tel 3107.6919
sala: ICC – A1-093-Laboratório de Psicologia Ambiental

Avaliação

  • seis textos breves relativos às fases do trabalho a ser desenvolvido (30 % da nota final)
  • apresentação do trabalho, modalidade da apresentação a ser definida (30 % da nota final)
  • relatório final do trabalho  (40% da nota final)

Menções

  • 90 – 100 pontos: SS
  • 70 – 89 : MS
  • 50 – 69: MM
  • 30 – 49: MI
  • 01 – 29: II
  • 00 ou mais de 25% de faltas: SR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s