Psicologia Ambiental 1/2017

A DISCIPLINA

  • Nome da Disciplina: Psicologia Ambiental
  • Universidade de Brasília – Instituto de Psicologia
  • Programa de Graduação em Psicologia
  • Professores: Alexandre Correia Pedra & Hartmut Günther
  • Monitores: Natália Klavdianos & Ariele Tavares
  • Telefone do Laboratório de Psicologia Ambiental: 3107.6919
  • Endereço do Laboratório de Psicologia Ambiental: ICC A1 – 102
  • Atendimento: a combinar por meio de telefone ou e-mail (vide links acima)
  • Código da disciplina: 125130
  • Créditos da disciplina: 04-00-04
  • Carga Horária: 60 horas/aula
  • Terças e quintas feiras, 16:00-17:45
  • Sala: ICC AT-086
  • Ementa: Evolução histórica e contexto cultural da psicologia ambiental. Problemas e métodos em psicologia ambiental. Percepção ambiental. Comportamento espacial. Experiência urbana. Ambientes naturais. Ecologia. Desenho urbano.
  • Objetivo: O aluno deverá ser capaz de descrever os conceitos e teorias da área da psicologia ambiental. Reconhecer a relação entre ambiente e comportamento a partir destes conceitos. Realizar uma pesquisa utilizando conceitos e métodos aplicados à área. Elaborar um relatório de pesquisa de acordo com critérios científicos.
  • Menções:
    SS: 90-100 pontos; MS: 70-89 pontos; MM: 50-69 pontos; MI: 30-49 pontos; II: 01-29 pontos; SR: 0 pontos ou mais de 25% de faltas
    vide tarefas a seguir
  • Por favor:
    • programe-se para chegar no horário;
    • durante a aula, mantenha o celular DESLIGADO. Pede-se que o aluno não atenda o celular.

A DINÁMICA DA DISCIPLINA

  • Considerando o número de alunos matriculado na disciplina, antecipa-se a formação de 8 a 10 grupos de estudo com 4 ou 5 alunos em cada grupo.
  • Os grupos devem ser constituídos, necessariamente, de alunos de diferentes cursos.
  • O campus da UnB será tratado, prototipicamente, como “cidade”. Desta maneira, diferentes aspectos teóricos do campo da Psicologia Ambiental serão tratados por meio de exemplos oriundos do campus da UnB. Assim, tos 10 emas a serem tratados são os seguintes, nesta ordem:
    • (tema 1) affordance
    • (2) mobilidade
    • (3) espaço pessoal
    • (4) territorialidade
    • (5) privacidade
    • (6) apinhamento / crowding
    • (7) percepção do ambiente (seguro)
    • (8) avaliação pós-ocupação (APO)
    • (9) espaço para idosos / para criança
    • (10) ambientes restauradores
  • Nas quintas-feiras, dias 30/03, 06/04, 13/04, 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05 e 01/06, haverá uma aula de cunho teórico sobre as temas listados acima;
    de tal maneira que os grupos possam se preparar para trabalho em grupo nas terças-ferias seguintes (04/04, 11/04, 18/04, 25/04, 02/05, 09/05, 16/05, 23/05, 30/05 e 06/06);
    e que os relatos breves (max 2 páginas) dos trabalhos dos grupos sobre os respectivos temas devem ser entregues nas quintas-feiras a seguir: 13/04, 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, 25/05, 01/06, 08/06 e 13/06.
  • Está confuso? Então:
    • Tema 01 (affordance) : quinta, 30/03 – aula teórica; terça, 04/04 – trabalho em / do grupo; quinta, 06/03 – entrega do relato do grupo sobre o tema 01
    • Tema 02 (mobilidade): quinta, 06/03 – aula teórica; terça, 11/04 – trabalho em / do grupo; quinta, 13/04 – entrega do relato do grupo sobre o tema 02
    • etc.
    • Tema 10 (ambientes restauradores): quinta, 01/06 – aula teórica; terça, 06/06 – trabalho em / do grupo; terça (já que quinta é feriado), 13/06 – entrega do relato do grupo sobre o tema 10.
  • Além destes 10 temas que devem ser trabalhados por todos os grupos, cada grupo deve escolher um destes temas, ou algum outro, desde que relacionado à “cidade UnB”, para desenvolver um trabalho mais aprofundado a ser apresentado no final do semestre, semanas 14 e 15.
  • Finalmente, os alunos devem ler o livro de Moser (2009) no decorrer do semestre e entregar, ao fim do semestre, uma resenha do livro (max 5 páginas). Maiores detalhes em sala de aula. Último dia para entregar, sexta-feira, 07/07. Entretanto, considerando que estão lendo o livro no decorrer do semestre, convêm concluir esta tarefa antes.
  • A nota final será composta pelo rendimento nos 10 relatos (35%), do trabalho final (40%, sendo 30 pelo texto, 10 pela apresentação ao final do curso) e da resenha do livro de Moser (25%)
    • Observação: A não-participação em qualquer das atividades, implica na nota SR.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [Sujeito a acréscimos, modificações e detalhamento no decorrer do semestre] disponíveis seguindo este link

CRONOGRAMA [Sujeito a modificação no decorrer do semestre]

1ª SEMANA (DIAS 07/03 & 09/03)

  • Apresentação dos professores, monitores, alunos e do programa
  • O que é Psicologia Ambiental?
  • Evolução histórica e contexto cultural da Psicologia Ambiental
  • Trabalhos empíricos da disciplina
  • O que espero desta disciplina – Relato individual a ser entregue no início da aula do dia 14/03)
  • Leituras
    • Moser, cap 1;
    • Günther & Rozestraten (1993)
    • Moser & Uzzell (2003). Environmental Psychology IN Handbook of Personality and Social Psychology

2ª SEMANA (DIAS 14/03 & 16/03)

  • A Psicologia Ambiental e sua relação com as outras disciplinas
  • Teorias da relação comportamento – ambiente
  • Métodos de pesquisa em psicologia ambiental
  • Leitura:
    • Moser, cap 2
    • Günther, H., & Pinheiro, J. Q. (2009) – História da PA no Brasil

3ª SEMANA (DIAS 21/03 & 23/03)

  • Projetos de pesquisa da disciplina
  • Métodos de pesquisa em psicologia ambiental
  • Leitura
    • Pinheiro & Günther

4ª SEMANA (DIAS 28/03 & 30/03)

  • Terça: Métodos
  • Quinta: Aula teórica, Tema 01: affordance
  • Leitura
    • Günther, H. (2011). Affordance. In: Sylvia Cavalcante; Gleice A. Elali. (Org.). Temas básicos em psicologia ambiental.
    • Günther, (2004). Mobilidade e affordance como cerne dos estudos pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 8, n.2, p. 273-280, 2004.

5ª SEMANA (DIAS 04/04 & 06/04)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 01
  • Quinta: Aula teórica, tema 02: mobilidades
  • Leitura:
    • Moser, cap 4
    • Günther, H. (2004). Mobilidade e affordance como cerne dos estudos pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 8, n.2, p. 273-280, 2004.

6ª SEMANA (DIAS 11/04 & 13/04)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 02
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 01
  • Quinta: Aula teórica, tema 03: espaço pessoal
  • Leitura:
    • Moser, cap 4

7ª SEMANA (DIAS 18/04 & 20/04)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 03
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 02
  • Quinta: Aula teórica, tema 04: territorialidade
    • Moser, cap 5

8ª SEMANA (DIAS 25/04 & 27/04)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 04
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 03
  • Quinta: Aula teórica, tema 05: privacidade
    • Moser, cap 4

9ª SEMANA (DIAS 02/05 & 04/05)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 05
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 04
  • Quinta: Aula teórica, tema 06: apinhamento / crowding
  • Leitura:
    • Moser, cap 5

10ª SEMANA (DIAS 09/05 & 11/05)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 06
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 05
  • Quinta: Aula teórica, tema 07: percepção do ambiente (seguro)
  • Leitura:
    • Moser, cap 7

11ª SEMANA (DIAS 16/05 & 18/05)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 07
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 06
  • Quinta: Aula teórica, tema 08:: espaços para idosos / crianças
  • Leitura:
    • a determinar

12ª SEMANA (DIAS 23/05 & 25/05)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 08
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 07
  • Quinta: Aula teórica, tema 09: avaliação pós-ocupação (APO)
  • Leitura:
    •  a determinar

13ª SEMANA (DIAS 30/05 & 01/06)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 09
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 08
  • Quinta: Aula teórica, tema 10: ambientes restauradores
  • Leitura:
    • Moser, cap 8

14ª SEMANA (DIAS 06/06 & 08/06)

  • Terça: Trabalho em grupo, tema 10
  • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 09
  • Quinta: Projetos de pesquisa da disciplina
  • Leitura:
    •  a determinar

    15ª SEMANA (DIAS 13/06 & 15/06-FERIADO)

    • Terça: Entrega do relatório do trabalho em grupo do tema 10
    • Projetos de pesquisa da disciplina // Revisão

    16ª SEMANA (DIAS 20/06 & 22/06)

    • Terça: Entrega do texto breve “O que aprendi nesta disciplina” no início da aula do dia 20/06 aos monitores, que entregarão este texto ao professor somente após a divulgação das notas;
    • Terça e quinta: Apresentações do grupos

    ÚLTIMO DIA de entregar os trabalhos ainda não entregues: 16 horas da sexta-feira, dia 07/07