Psicologia Ambiental 1/2016

A DISCIPLINA
[Programa em fase de construção – sujeito a modificação até o final da primeira semana do semestre]

  • Nome da Disciplina: Psicologia Ambiental
    Universidade de Brasília – Instituto de Psicologia
    Programa de Graduação em Psicologia
  • Professores: Hartmut Günther & Isolda de Araújo Günther
  • Monitores: Lucas Heiki Matsunaga & Caroline Machado da Silva
  • Telefone do Laboratório de Psicologia Ambiental: 3107.6919
  • Atendimento: a combinar por meio de telefone ou e-mail
  • Código: 125130
  • Créditos: 04-00-04
  • Carga Horária: 60 horas/aula
  • Terças-feiras, 16:00-17:45 BEM COMO Quintas-Feiras, 16:00-17:45
  • Sala: BSA BT47/10
  • Ementa: Evolução histórica e contexto cultural da psicologia ambiental. Problemas e métodos em psicologia ambiental. Percepção ambiental. Comportamento espacial. Experiência urbana. Ambientes naturais. Ecologia. Desenho urbano.
  • Objetivo: O aluno deverá ser capaz de descrever os conceitos e teorias da área da psicologia ambiental. Reconhecer a relação entre ambiente e comportamento a partir destes conceitos. Realizar uma pesquisa utilizando conceitos e métodos aplicados à área. Elaborar um relatório de pesquisa de acordo com critérios científicos.
  • Menções:
    • SS: 90-100 pontos; MS: 70-89 pontos; MM: 50-69 pontos; MI: 30-49 pontos; II: 01-29 pontos; SR: 0 pontos ou mais de 25% de faltas
    • vide tarefas a seguir
  • NOTA BENE:
    • (A) programe-se para chegar no horário;
    • (B) durante a aula, mantenha o celular DESLIGADO ou no modo silencioso. Pede-se que o aluno não atenda o celular.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [Sujeito a acréscimos no decorrer do semestre]

  • Cavalcanti, S., & Elali, G (Orgs.). (2001). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes. [capítulos selecionados].
  • Günther, H., Pinheiro, J. Q., & Guzzo, R. S. L. (Orgs.). (2014). Psicologia ambiental: Entendendo as relações do homem com seu ambiente (3ª ed.). Campinas, SP: Alínea. [capítulos selecionados].
  • Moser, G. (no prelo). Psicologia ambiental: as relações do ser humano com o seu ambiente. (trad. L. Cacais & I. Günther). (original 2009).
  • Pinheiro, J. Q., & Günther, H. (Orgs.). (2008). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente.  São Paulo, SP: Casa do Psicólogo. [capítulos selecionados].
  • NOTA BENE:
    • (A) As referências estão disponíveis na internet por meio de link a ser informado na aula;
    • (B) Vide a seção TAREFAS a seguir quanto ao ritmo das leituras.

CRONOGRAMA [Sujeito a modificação no decorrer do semestre]

1ª semana (dias 08/03 & 10/03)

  • Apresentação dos professores, monitores, alunos e do programa
  • O que é Psicologia Ambiental?
  • Evolução histórica e contexto cultural da Psicologia Ambiental
  • Trabalhos empíricos da disciplina
  • O que espero desta disciplina – TB01 a ser entregue no início da aula do dia 10/03)
  • Leitura: Moser, cap 1 (TB02 a ser entregue no início da aula do dia 10/03)

2ª semana (dias 15/03 & 17/03)

  • A Psicologia Ambiental e sua relação com as outras disciplinas
  • Teorias da relação comportamento – ambiente
  • Leitura: Moser, cap 2 (TB03 a ser entregue no início da aula do dia 15/03)

3ª semana (dias 22/03 & 24/03)

  • Projetos de pesquisa da disciplina
  • Métodos de pesquisa em psicologia ambiental
  • Biblioteca central: treinamento em periódicos (24/03)
  • Leitura: Pinheiro & Günther [capítulos selecionados]

4ª semana (dias 29/03 & 31/03)

  • Métodos de pesquisa em psicologia ambental
  • Leitura: Moser, cap 3 (TB04 a ser entregue no início da aula do dia 29/03)

5ª semana (dias 05/04 & 07/04)

  • Ambientes privados
  • 1º relato das atividades dos grupos de pesquisa (TB05 a ser entregue no início da aula do dia 05/04)
  • Leitura: Moser, cap 4 (TB06 a ser entregue no início da aula do dia 05/04)

6ª semana (dias 12/04 & 14/04)

  • Territorialidade
  • Leitura: Moser, cap 5 (TB07 a ser entregue no início da aula do dia 12/04)

7ª semana (dias 19/04 & 21/04)

  • Projetos de pesquisa da disciplina
  • 2º relato das atividades dos grupos de pesquisa (TB08 a ser entregue no início da aula do dia 19/04)
  • Leitura: a determinar

8ª semana (dias 26/04 & 28/04)

  • Espaços públicos / ambientes urbanos
  • Leitura: Moser, cap 6 (TB9 a ser entregue no início da aula do dia 26/04)

9ª semana (dias 03/05 & 05/05)

  • Espaços urbanos e convivência
  • Leitura: Moser, cap 7 (TB10 a ser entregue no início da aula do dia 03/05)

10ª semana (dias 10/05 & 12/05)

  • Crianças e ambiente
  • Idosos e ambiente
  • Leitura: a determinar

11ª semana (dias 17/05 & 19/05)

  • Mobilidade
  • Qualidade de Vida Urbana
  • 3º relato das atividades dos grupos de pesquisa (TB11 a ser entregue no início da aula do dia 17/05)
  • Leitura: a determinar

12ª semana (dias 24/05 & 26/05)

  • Espaços naturais
  • Leitura: Moser, cap 8 (TB12 a ser entregue no início da aula do dia 24/05)

13ª semana (dias 31/05 & 02/06)

  • Ambiente Global
  • Leitura: Moser, cap 9 (TB13 a ser entregue no início da aula do dia 31/05)

14ª semana (dias 07/06 & 09/06)

  • Perspectivas Futuras da Psicologia Ambiental
  • Projetos de pesquisa da disciplina
  • Leitura: Moser, cap 10 (TB14 a ser entregue no início da aula do dia 07/06)

15ª semana (dias 14/06 & 16/06)

  • Projetos de pesquisa da disciplina
    • Revisão (14/06)
    • O que aprendi nesta disciplina (TB15 a ser entregue no início da aula do dia 14/06 aos monitores, que entregarão este texto ao professor somente após a divulgação das notas)
    • Apresentação (16/06)

Entrega do trabalho empírico / relatório final até ao final do dia 21/06  

TAREFAS

Projetos de Pesquisa (60% da nota no curso; sendo 40% o relato por escrito e 20% a sua apresentação ao final do curso)

  • Devem ser formados grupos com até quatro participantes, tendo, preferencialmente, estudantes de pelo menos dois cursos distintos.
  • As composições (membros) dos grupos devem ser informadas o mais breve possível via lista da disciplina (vide a seguir).
  • Os grupos devem desenvolver um estudo sobre o seguinte tema:
    • Descrição e avaliação psico-social-espacial de uma vizinhança
    • podendo escolher uma dada vizinhança e uma dada população
    • Observações: 
      • Vizinhança quer dizer quadra, bairro, conjunto, condomínio
      • População quer dizer grupo identificado por faixa etária (crianças, jovens, adultos, idosos); gênero (mulheres, homens, LGBT); condição / classe soial; ou etnia
      • Descrição quer dizer descrição física do ambiente
      • Avaliação quer dizer descrição psicológica (por meio de entrevistas / observação do comportamento) das pessoas que vivem na vizinhança
      • Descrições e avaliações basear-se-ão em conceitos, teorias e métodos da psicologia ambiental
      • Vizinhança e/ou população escolhidas devem ser informadas o mais breve possível via lista da disciplina; na eventualidade de dois grupos escolherem uma mesma vizinhança, o grupo que informou primeiro terá preferência

Textos Breves (40% da nota no curso)

  • scribendo disces scribere logo: nulla dies sine pagina
  •  Preparação de 13 textos breves (TBs), conforme roteiro, veja aqui.
    • Dez textos são indispensáveis para o acompanhamento das aulas, já que tratam de capítulos do livro de Moser relacionados ao conteúdo das aulas
    • Três textos tratam das fases do desenvolvimento dos projetos.
    • O primeiro é o último TB servem como  feedback para os professores no esforço contínuo de melhorar esta disciplina. O TB01 deve ser entregue diretamente ao professor no início da aula do dia 10/03; já o última TB15 deve ser entregue somente aos monitores no dia 14/06; os monitores repassarão este texto para os professores após a divulgação das notas.
  • Um importante segredo para se ter sucesso em realizar um projeto de pesquisa está no planejamento de suas etapas dentro do tempo disponível.

     

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    Desta maneira, as atividades a serem desenvolvidas numa disciplina devem, necessariamente, incluir um plano de atividades, um cronograma de pesquisa.

    • Por razões óbvias, o atraso na entrega / a não-entrega dos TBs vinculados às leituras prejudicará a aula na qual o respectivo tema será tratado. Desta maneira cabe lembrar que o seu aproveitamento / sucesso nesta (e – por sinal –  nas demais disciplinas e na universidade) depende em primeiro lugar do seu esforço e determinação para realizar as tarefas requeridas nas disciplinas.
    • Os TBs devem seguir o modelo das instruções, veja aqui. Uma razão — entre outras — de revistas científicas especificarem normas de publicação um tanto rígidas é que o pesquisador deve usar sua criatividade na realização da substância do trabalho, não na formatação do mesmo. O mesmo princípio se aplica aos TBs. TBs que não seguem o modelo serão devolvidos e tratados como ‘não-entregues’..
    • Eintein observou certa vez que “tudo deve ser feito tão simples quanto possível, mas não mais simples”. Aplicada aos textos breves, esta observação quer dizer que, no afã de preparar um texto breve de, no máximo uma página, prepare-se um texto de uma página, nem mais nem menos.