Psicologia Ambiental 1/2015

Psicologia Ambiental – 1/2015

– Uma observação quanto à organização do seu tempo. As aulas têm início às 16:00 horas.  Assim, programe-se para poder chegar cinco ou dez minutos ANTES da hora para ter tempo de cumprimentar @s amig@s, colocar as notícias em dia, conseguir uma cadeira confortável,  DESLIGAR o(s) celulare(s)….
 – Não esqueça do trânsito! Nos países onde cai neve se avisa, com a chegada da temporada de inverno, “dirija com cuidado e saia de casa mais cedo”, basta lembrar que em Brasília, ao invés de neve, temos um trânsito daqueles ….
IGUALMENTE, as aulas terminam, sempre que possível, às 17:50.

Primeira Unidade – História, Teorias e Métodos

Março

10/03 – aula 1

  • Apresentação dos alunos e do programa
    O que é Psicologia Ambiental?

12/03 –aula 2

  • Evolução histórica e contexto cultural da Psicologia Ambiental
  • Trabalhos empíricos da disciplina

17/03 – aula 3

  • A Psicologia Ambiental e sua relação com as outras disciplinas

19/03 – aula 4

  • Teorias da relação comportamento – ambiente

24/03 – aula 5

  • Modelo Bioecológico: Urie Bronfenbrenner

26/03 – aula 6

  • Espaço Vital: Kurt Lewin
  • Entrega do Relato 1: Informar o tema da pesquisa

31/03 – aula 7

Teoria Ecológica: Roger Barker

Abril

02/04 – aula 8

  • Métodos em avaliação ambiental

07/04 – aula 9

  • Avaliação pós-ocupação

09/04 – aula 10

  • Continuação
  • Entrega do Relato 2: informar o método da pesquisa

14/04 – aula 11

  • Triangulação

Segunda Unidade – Temas Centrais da Psicologia Ambiental

 16/04 – aula 12

  • Entrega do Relato 3: informar os instrumentos da pesquisa
  • Privacidade

23/04 – aula 13

  • Espaço pessoal

28/04– aula 14

  • Territorialidade

30/04 – aula 15

  • Apinhamento

Maio

05/05 – aula 16

  • Espaço público e ambiente urbano
  • Entrega do Relato  4: experiência com a coleta de dados da pesquisa

07/05 – aula 17

  • Estressores ambientais

12/05 – aula 18

  • Ambiente restauradores 

Terceira Unidade – A(s) pessoa(s) no(s) ambiente(s)

 14/05 – aula 19

  • Ambiente e profissões do futuro (?)

19/05 – aula 20

  • Apresentação de uma tese e de uma dissertação

21/05 – aula 21

  • Documentário de Eduardo Coutinho: Edifício Master

26/05 – aula 22

  • Docilidade ambiental

28/05 – aula 23

  • Crianças e ambiente

Junho

02/06 – aula 24

Biblioteca Central: treinamento periódicos

09/06 – aula 25

  • Entrega do Relato 5: relatar a experiência de analisar os dados da pesquisa
  • Idosos e ambiente

11/06 – aula 26

  • Apresentação dos trabalhos empíricos

16/06  – aula 27

  • Ambiente e qualidade de vida

18/06 – aula 28

  • Apresentação dos trabalhos empíricos

23/06 – aula 29

Entrega do trabalho empírico: relatório final 

Observação: A aula de número  30 serão realizadas em ambientes naturais e construídos de Brasília e não obedecerão à sequência dos dias estabelecidos no calendário escolar 1/2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s