Freqüentemente recebemos perguntas sobre psicologia ambiental, sua área de atuação, pre-requisitos para atuar como psicólogo ambiental, pós-graduação na área, etc. A seguir, tentamos responder a algumas destas perguntas:
- Quais os pré-requisitos para atuar nessa área?
Do ponto de vista formal e no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia exige formação em psicologia para atuar como psicólogo. Entretanto, para atuar como psicólogo ambiental é necessário, ainda, uma boa formação metodológica e sólidos conhecimentos de pelo menos uma das áreas com as quais a psicologia ambiental interage.
- Qual a relação da Psicologia Ambiental com outras áreas de conhecimento?
A Psicologia Ambiental mantém interface com áreas de estudo tais como a sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outras. Estas áreas têm em comum com a psicologia ambiental o estudo da relação recíproca entre o comportamento humano e o ambiente físico e/ou natural.
- Onde posso fazer pós-graduação em Psicologia Ambiental e área correlatas?
Existem várias possibilidades de realizar pós-graduação na área de Psicologia Ambiental no Brasil e no exterior. Vide a lista nos links ao lado. Cabe lembrar que no Brazil não existem, atualmente, programas de pós-graduação strictu sensu a distância.
- Para saber mais sobre algumas das áreas pesquisa e atuação da psicologia ambiental, vide “Bibliografias e Publicações“
Gostaria de saber :O que é psicologia ambienta,O que faz e Quanto ganha?
Prezada Fernanda
Na própria página do Laboratório, você vai encontrar respostas sobre o que é Psicologia Ambiental. Quanto a uma possível salário, não sei lhe informar. Entretanto, desconfio que, se o salário for um critério importante para embarcar em alguma profissão, você não será muito feliz.